Swadhyaya: o autoconhecimento na visão do Yoga

No momento, você está visualizando Swadhyaya: o autoconhecimento na visão do Yoga
#swadhyaya #autoconhecimento #nyamas #autoestudo #hathayoga #yoga

O 4º Nyama, Swadhyaya, encontra-se no sutra 2.44 e significa auto estudo. Tal tema traz a reflexão de quem somos sob o olhar relativo (aceitando e acolhendo nossas humanidades) e principalmente absoluto, nos alertando que não estamos separados do “Todo”, chamado de Isvara.

As práticas e disciplinas espirituais da cultura védica nos encaminham para um lugar de solitude. No início, o praticante pode se sentir desconfortável com o silêncio, com a estranheza de não saber o que fazer com você mesmo. Mas o fato é que nossos sentidos estão completamente viciados em estímulos externos, buscando validações, esperando a melhor dica e carentes de informações picadas. Estar consigo mesmo nestas circunstâncias pode gerar aflição inicialmente.

Contudo, o primeiro passo para se autoconhecer é se dar a oportunidade de estar consigo mesmo, com o corpo que se tem, com a mente que se tem, sem esperar respostas imediatas e soluções infalíveis. Poder ouvir o corpo a cada dia, observar a mente sem julgamentos, ser testemunha de si mesmo, traz maturidade emocional e auto responsabilidade. É quando passamos a virar os olhos para nós mesmos ao invés de culpar o mundo pela nossa dor e insatisfação.

Quando movimentamos o corpo na prática de Hatha Yoga, nossos padrões mentais negativos são exteriorizados na forma de impaciência, julgamento, inflexibilidade, inadaptabilidade, questionamentos infinitos, comparação, pressa, entre outros. Olhar para tais lugares, respirar e “pegar mais leve” consigo mesmo é uma forma de autoconhecimento, pois a forma que fazemos uma coisa é a forma que fazemos todas as coisas.

A prática de Yoga nos revela exatamente como estamos naquele exato momento. A tão requisitada atenção plena não é para ver se a cabeça chegou no joelho e sim para observar se há respeito sobre si mesmo no processo de construção das posturas. Olhar, aceitar e acolher nossas dificuldades é o primeiro passo para a integração. 

Em contrapartida, o Yoga aponta para um lugar essencial e completo dentro de nós. Um lugar infinito, silencioso que permeia a existência através da presença. O estudo da escritura Vedas conduz à compreensão da identidade do indivíduo com o Todo e leva à percepção de que o Criador é a causa e manifestação do universo que inclui você.

Swadhyaya é uma prática contínua e diária, uma vez que estamos em eterno movimento e mudança. Que possamos aperfeiçoar o nosso olhar com mais tolerância, ternura, calma e amor para com gente mesmo pois, com certeza, iremos refletir tal gesto para todos ao redor.

Texto: Renata Meire