Ishvara Pranidana:estamos prontos para nos entregar ao mistério da vida? 

No momento, você está visualizando Ishvara Pranidana:estamos prontos para nos entregar ao mistério da vida? 
#yoga #ioga #ishavarapranidana #entrega #yogasalvador #yogaparatodos

Ishvara Pranidana é o quinto e último niyama da escritura védica Yoga Sutras de Patanjali (sutra 2.45) e significa “Entrega à vida”. Ishvara é traduzido como uma “força maior” e Pranidhana é a “entrega”. Talvez, esta seja a conduta mais nobre e também a mais difícil do yoga, pois, demanda uma consciência espiritual mais aguçada perante os acontecimentos e desafios diários da vida.

A vida ocorre na imprevisibilidade, embora façamos de tudo para planejar, controlar, se esforçar fora da normalidade e só “entregar” verdadeiramente com a garantia do que virá a partir disso. Neste ciclo, esquecemos da realidade máxima: a vida acontece a cada nascer do sol, no momento presente. O Amanhã não nos pertence. 

A vibração do medo, criada pela própria mente, afasta qualquer possibilidade de estar no fluxo do agora. Já a confiança em Ishvara, na divindade que é a vida e suas manifestações, proporciona leveza, despreocupação com o que não está a nosso alcance e a fé de que tudo o que surge é para aprendizagem, evolução e despertar da consciência.

Na prática de Hatha Yoga carregamos este Niyama como uma ferramenta de desenvolvimento, colocando o corpo em lugares de mais entrega, com menos contrações musculares, menos “raça e força”. Ao praticarmos, não devemos estar presos a qualquer expectativa nem tão pouco apegarmo-nos aos resultados que possam surgir das técnicas.

Savasana, a postura do cadáver, onde relaxamos ao final da prática, é a corporificação da entrega. Sem colocar nenhum esforço ou “luta” a fisiologia humana funciona: o sangue corre, a respiração acontece (mesmo inconsciente), o coração bate, a mente e os fluxos intermináveis de pensamentos não param – a vida acontece. 

É interessante e revelador quando achamos que dominamos uma postura (asana), e de repente não a fazemos mais, caímos, bambeamos e imediatamente vem a sensação de que tem “algo errado”. A mente analítica quer controlar. Isso recorda-me de que é essencial retornar para a humildade da entrega.

“A preocupação não esvazia sua dor do amanhã, ela esvazia sua força do hoje”.

– Corrie Ten Boom

Íshvara pranidhana é sinônimo de devoção. Acontece quando entregamos o fruto da prática de yoga ao verdadeiro agente, quando aceitamos e compreendemos que não podemos mudar o passado, nem prever o futuro. Ao entendermos que existe uma inteligência superior e universal que cuida e faz fluir a vida, então podemos relaxar e nos entregar por completo.

Texto: Renata Meire